Administradora de condomínios ou síndico morador: qual a melhor opção?

Fazer a gestão de um condomínio com maestria não é tarefa simples. Ela envolve prazos, finanças e burocracias jurídicas, por isso uma hora surge a dúvida: qual a melhor opção, administradora de condomínios ou síndico morador?

O síndico morador ainda é o principal responsável pelos condomínios em muitas cidades, e em Belo Horizonte não é diferente. Apesar disso, com as novas tendências para condomínios em 2025 (linkar), a contratação de uma administradora de condomínios vem ganhando força devido à praticidade e segurança. 

Para te ajudar na missão de escolher um dos dois, vamos debater as vantagens e desvantagens. Continue a leitura!

O que faz um síndico morador?

O síndico morador administra questões relativas ao condomínio e, ao mesmo tempo, reside no local. Por causa dessa proximidade, conhece todos os problemas e como funciona o relacionamento entre os condôminos. 

Apesar de ser benéfica por um lado, essa mesma proximidade também pode atrapalhar um pouco a gestão condominial. Imagine que os moradores se envolvam em um conflito e quem precisa mediar é o síndico. Seria uma situação delicada. concorda? 

Vale mencionar que, na maioria das vezes, o síndico morador concilia outro emprego com essa função. A rotina corrida impede que dedique 100% de seu tempo às tarefas do condomínio, por isso não é raro acontecerem deslizes no percurso.  

O que faz uma administradora de condomínios?

Agora, vamos entender o que faz uma administradora de condomínios? Trata-se de uma empresa contratada para a administração, terceirização e conservação de condomínios, sendo eles residenciais ou comerciais.

Junto com o síndico, membros do conselho consultivo e condôminos, a administradora pode oferecer diversas soluções para facilitar a rotina do condomínio. Algumas delas são a cobrança, gestão contábil, financeira, assessoria jurídica e terceirização de mão de obra para serviços gerais, como segurança, portaria, recepção, limpeza e manutenção.

Administradora de condomínios ou síndico morador?

Contando com uma equipe devidamente capacitada, o seu condomínio está amparado por profissionais que entendem do assunto. Com o maior controle das finanças e das burocracias jurídicas, você pode tem mais tranquilidade para focar no que importa!

Outra vantagem da administradora de condomínios é a dedicação integral às atividades condominiais, realizada com base em conhecimento técnico e bagagem de mercado. 

Ao apostar na mão de obra terceirizada, o seu condomínio também tem menos custos, já que acabam os riscos com a reposição de funcionários em caso de faltas, férias, licenças e possíveis processos trabalhistas. 

Diante desse cenário, é importante considerar a contratação de uma administradora de condomínios especializada para te auxiliar e impedir que erros aconteçam. Afinal, além de prejudicar os moradores, isso pode causar sérios problemas fiscais e legais.

Veja abaixo outros serviços que administradoras de condomínio podem oferecer:

1) Segurança de pessoas e patrimônio 

Muitas administradoras de condomínio, como a SATSBH, trabalham com segurança de pessoas e de patrimônio para indústrias, estabelecimentos comerciais, bancos, instituições de ensino, condomínios, shopping centers e outros espaços. 

2) Portaria e controle de acesso 

A portaria e o controle de acesso são alguns serviços que as administradoras de condomínio oferecem. Dessa maneira, se uma pessoa não for autorizada, será impedida de acessar o interior do condomínio, procedimento que garante a total segurança dos moradores. Muitas soluções acompanham a evolução tecnológica dos novos equipamentos disponíveis no mercado. 

3) Manutenção e reformas

Com a terceirização da gestão condominial, também é possível adquirir manutenção e reformas para as áreas comuns. Algumas administradoras oferecem uma variedade de serviços, como reforma e ampliação, elétrica, hidráulica, pintura e todo o serviço de manutenção predial.

4) Limpeza para condomínios  

Além da manutenção, administradoras de condomínio também podem oferecer serviço de limpeza. Nada melhor que andar pelas áreas comuns sem se preocupar com a sujeira vinda da rua, não é verdade? Deixe o seu condomínio em boas mãos para o maior conforto dos moradores.

5) Telefonista e Recepcionista para Condomínios

Este é um serviço que promete elevar a gestão condominial a outro patamar. Precisa que a imagem do seu condomínio traduza a qualidade de vida do local? Então, entre em contato com uma administradora de condomínios que possua telefonista e recepcionista, assim como a SATSBH.

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para que a sua gestão condominial melhore cada vez mais. Avalie as prioridades do seu edifício e avalie se é melhor permanecer com síndico morador ou investir em ajuda especializada com a administradora de condomínios.

Quer entender se o seu condomínio pode contratar faxineira diarista? Basta acessar este link e aproveitar a leitura! Também te explicamos sobre como fazer a manutenção do elevador do condomínio. Não perca e até a próxima para mais dicas!