Como manter um bom relacionamento entre síndico e moradores?

Administrar um condomínio residencial requer habilidades que vão desde conhecimento técnico até lidar com imprevistos. Visando à qualidade de vida e harmonia entre todos, é imprescindível exercer uma gestão humanizada estabelecendo um bom relacionamento entre síndico e moradores. 

Disponibilizar canais de comunicação para informativos, mostrar-se apto a solucionar conflitos e investir na infraestrutura são formas de manter a satisfação dos moradores. Mas elas não são as únicas, você sabia?

Dicas para otimizar a relação síndico x moradores

Quer orientações para fortalecer ainda mais a relação com os moradores enquanto administra as finanças e procedimentos internos do condomínio? Dessa maneira, você poderá ser visto como uma figura respeitável, mas não de forma autoritária. 

Veja abaixo como conquistar a confiança dos condôminos e alavancar a gestão condominial a outros patamares.

1) Estabeleça regras 

Em um ambiente com muitas pessoas de diferentes criações, é comum que surjam conflitos de tempos em tempos. Para evitar essas situações desconfortáveis, como síndico, você deve garantir que todos conheçam a fundo o regulamento interno do condomínio. 

Tomando essas atitudes, você evita que um ou outro morador se sinta desrespeitado pelas suas decisões. Isso é especialmente necessário quando falamos do uso das áreas comuns, combinado?

Sem contar que, seguindo as normas à risca, você evita que problemas fiscais recaiam sobre o condomínio. Apenas vantagens, não é mesmo? 

2) Atenção às demandas

Para que os condôminos se sintam à vontade com o síndico, ele deve ser solícito a todo momento. Dessa maneira, sempre que houver um incômodo ou conflito, o morador saberá que sua demanda será atendida.

É fundamental que os moradores sejam ouvidos para que se sintam pertencentes a uma comunidade. Muitos conflitos podem ser evitados caso eles tiverem a segurança de que suas ideias importam e são levadas em consideração. 

Para garantir essa sensação positiva, mantenha o canal de comunicação aberto para todos. Além disso, estimule a participação nas assembleias e demais reuniões condominiais mostrando que a opinião deles é válida e tem potencial transformador.  

3) Comunicação é a chave 

Quanto mais informações você fornecer sobre a gestão do condomínio, mais confortáveis os moradores ficarão com você. Dessa maneira, comunique todos os passos com informativos sobre o que será feito e o que ainda precisa ser melhorado.

Manter a prestação de contas em dia é um dos primeiros passos para melhorar o relacionamento entre síndico e condôminos. Garanta sempre que todas as decisões sejam tomadas com antecedência e nunca de forma unilateral, tudo bem? Dessa forma, ninguém se sentirá desrespeitado ou colocará em xeque sua forma de lidar com os processos. 

Esse canal de comunicação digital com os moradores pode ser feito por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Telegram. Deixe disponível também o seu número de telefone para os condôminos que não tenham acesso a esses apps, como os mais idosos, por exemplo. Desse modo, quando os moradores precisarem te acionar, vão obter sucesso facilmente. 

4) Zele pela estrutura condominial  

Outro ponto fundamental para melhorar o relacionamento entre síndico e moradores é garantir a qualidade da infraestrutura condominial. Afinal, ninguém é feliz vivendo em um local sujo e sem manutenção, concorda? 

É pensando nisso que o síndico precisa de um planejamento assertivo. Pense na periodicidade de manutenção preventiva nos elevadores e garagens, por exemplo. O que pode ser feito para melhorar a convivência no hall de entrada e nas áreas comuns? Contar com a ajuda de um profissional capacitado e com experiência é um bom começo. 

5) Ajuda especializada é sempre bem-vinda!

Lidar com as questões burocráticas de um condomínio nunca é tarefa fácil, especialmente quando há demandas da área jurídica. Afinal, enquanto o síndico busca conhecimento e cumprir as obrigações fiscais, ainda precisa se atualizar constantemente para garantir que os moradores se sintam incluídos. 

Bem, você pode otimizar a gestão condominial com a ajuda de uma administradora de condomínios. Esse tipo de empresa pode oferecer controle de acesso, segurança condominial, recepcionista e telefonista, jardinagem para condomínios, assessoria jurídica, entre diversos outros serviços. 

Conclusão

Então, não espere algo dar errado para garantir um bom relacionamento entre síndico e condôminos. Pesquise sobre as facilidades e soluções que somente uma empresa com reputação e bagagem pode te oferecer. 

Saiba também como contratar síndico profissional e de que formas ele te auxilia na gestão do condomínio