Como reduzir gastos do condomínio?

As contas do condomínio não param de acumular, assim como as cobranças. E o que é pior: se não há controle financeiro que especifique as necessidades do prédio, gera uma enorme dor de cabeça para os síndicos. Mas calma, é possível sim reduzir gastos do condomínio e controlar as despesas de forma prática. 

Com o controle financeiro o síndico conseguirá organizar a parte financeira do prédio e não terá a necessidade de aumentar as taxas do condomínio. Confira as dicas a seguir para colocar as contas em ordem! 

É possível reduzir gastos do condomínio: dicas simples para aplicar hoje!

O primeiro passo para reduzir gastos do condomínio é reconhecer que os problemas existem. Isso porque, muitos síndicos se perdem no controle financeiro e evitam encará-lo de frente. Vamos conferir mais dicas a seguir: 

Relacionar os custos e despesas do condomínio

Essa é uma etapa que não dá para fugir. Para isso, é necessário lançar mão de um sistema para fazer a gestão de condomínio mês a mês, inserindo as despesas e custos pagos no dia a dia, tais como: água, luz, funcionários, segurança, etc. 

Só assim o síndico saberá exatamente o que precisa pagar, consertar ou reservar para possíveis manutenções futuras do condomínio.

Saber quanto o condomínio está arrecadando

Além do aluguel do imóvel, os moradores pagam também o condomínio, um valor à parte para que a propriedade possa se manter e cobrir as necessidades dos condôminos. Nesse sentido, tão importante quanto saber das despesas e custos, é saber quanto o condomínio está arrecadando por mês.

Se o valor está abaixo do esperado para cobrir e reduzir gastos do condomínio é necessário então criar medidas simples e objetivas para resolver o problema:

  • Reunir os moradores do prédio e apresentar esses resultados
  • Pensar em soluções em comum para resolver o problema, deixar que os moradores dêem sugestões
  • Cortar despesas desnecessárias ou optar por serviços terceirizados

O mais importante é que todos participem e apresentem opiniões e sugestões, fazendo com que todos se sintam parte do processo.

O que cada morador pode fazer para ajudar

Quando os síndicos abrem a situação para os moradores, fica mais fácil estabelecer medidas em comum que beneficiem a todos, tais como: 

  • Economizar energia elétrica do prédio optando por lâmpadas de LED e sensores de presença
  • Reutilizar a água da chuva para limpar áreas externas em comum
  • Estabelecer o melhor dia de recolher o pagamento do condomínio com os moradores
  • Analisar se há pequenas manutenções a serem feitas que poderão se tornar maiores caso não se resolvam, por exemplo, vazamento de água, mofos, instalações elétricas malfeitas, portas empenadas, falta de iluminação, etc.

Criar uma reserva de emergência para o condomínio

Existem moradores que pagam o condomínio em dia? Sim! Mas, ainda há aqueles que não pagam em dia e demoram meses para colocar as contas nos eixos. Enquanto isso, as cobranças do condomínio não param!

Para não contar mais com a insegurança, uma boa ideia é definir uma porcentagem do valor arrecadado com o condomínio para uma reserva de emergência. 

Por exemplo, suponhamos que o custo total do condomínio seja de R$ 5.000, após reduzir as despesas. Assim, o síndico pode retirar pelo menos 10% do valor para a reserva de emergência, seja em um investimento ou conta bancária específica.

Assim, caso algum morador não pague o seu condomínio em um mês, o fundo irá auxiliar e cobrir pequenas despesas e custos para manter a propriedade funcionando bem para todos. 

Compras necessárias para a manutenção do prédio 

As compras mensais em supermercados também demandam muito tempo e dinheiro no dia a dia. Portanto, quando precisar comprar itens de limpeza e até mesmo para reformas, o ideal é pesquisar os principais fornecedores e escolher o mais barato, de preferência comprar em um único lugar. 

Para facilitar, inclua no sistema de administração de condomínio as categorias de produtos e itens a serem comprados periodicamente, uso frequente ou esporádico. 

Gostou de conferir as dicas de como reduzir gastos do condomínio? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades e dicas para síndicos e pessoas que administram condomínios. 

Conheça também as soluções da SATS Administradora para o seu condomínio, clique aqui e entre em contato conosco!