Em consultórios médicos e edifícios comerciais, o controle de acesso é um investimento consolidado. Não somente nesses empreendimentos, mas também em condomínios, a medida serve para controlar o fluxo de pessoas. Além de ajudar na gestão administrativa, monitorar essa movimentação permite conservar a segurança patrimonial e a integridade física dos moradores.
Assim, os avanços tecnológicos permitiram desenvolver novas formas de controle de acesso, como a biometria e o reconhecimento facial. Se você nunca ouviu falar desses recursos, não se preocupe: hoje, vamos entender o que é controle de acesso para condomínios, os principais tipos e seus benefícios. Vamos lá?
O que é controle de acesso?
O controle de acesso serve para gerir o fluxo de pessoas que frequentam um ambiente. É uma tecnologia que restringe a entrada e saída a indivíduos autorizados, que precisam de cadastro no sistema para conseguirem acesso. Dessa maneira, funciona como um termômetro para administrar o número de condôminos, prestadores de serviço e funcionários que transitam pelas áreas internas de um condomínio.
Como funciona em condomínios?
O controle de acesso monitora o trânsito de pessoas, mas também a admissão de objetos, como entregas por delivery. Nesses casos, o funcionário precisa se identificar adequadamente ou deixar o pacote na portaria. O cuidado garante mais segurança à família que reside no condomínio, já que evita as consequências de uma invasão indesejada.
O recurso funciona por meio de muitos equipamentos, como cartões de acesso e leitores biométricos. Na era da pandemia, sensores de reconhecimento facial ou da íris (parte do olho) se tornam cada vez mais comuns. Basta que o usuário seja cadastrado para que, em momentos posteriores, sua entrada seja autorizada. Com a digital, por exemplo, o indivíduo poderá acessar os espaços internos com o auxílio de ferramentas que detectam essa característica única.
Ao utilizar um software, aplicativo ou serviços para o controle de acesso, sua gestão pode ser beneficiada. Uma vez que os antigos sistemas, como alarmes, evoluíram para ferramentas complexas, o monitoramento se tornou mais preciso. É possível, desse modo, cadastrar os dados dos moradores e funcionários em uma central de armazenamento, o que permite guardar as informações na nuvem com segurança. Sempre que um novo usuário precisa ser cadastrado, basta seguir o mesmo passo a passo. Bacana, né?
As principais tecnologias para o seu condomínio
Sem mais delongas, vamos conhecer os principais mecanismos para aperfeiçoar o controle de acesso em sua gestão! É importante identificar quais deles podem ser incorporados à rotina na portaria e nas áreas internas, como os “blocos” do condomínio.
Cartão de acesso
É um cartão que utiliza a identificação por radiofreqüência, liberando a entrada em catracas ou fechaduras eletrônicas. O cartão de acesso é um dos métodos mais convencionais, o que também o torna relativamente inseguro. Em posse do objeto, qualquer pessoa pode ter acesso à residência e áreas comuns, além do agravante de ser muito pequeno e fácil de perder ou de ocorrer furto.
Biometria
Um método mais seguro para o monitoramento de acesso é a biometria. Quem nunca ouviu falar que cada ser humano tem uma digital exclusiva? É isso mesmo: as características biométricas são únicas, o que reduz os riscos de fraude em 99%. Não se esqueça de higienizar bem as superfícies, já que esse recurso pode aumentar as chances de contaminação por vírus e bactérias.
Reconhecimento facial
Mais recente, esse tipo de monitoramento se baseia no uso de câmeras que cadastram um rastreamento da face dos usuários. Em seguida, realiza comparações com o banco de dados, liberando ou restringindo o acesso. Por ser uma tecnologia mais nova, ainda existem desafios para sua implantação. No entanto, é uma aposta muito efetiva caso o seu condomínio disponha de recursos financeiros para tal.
Invista no controle de acesso para condomínios
Esse tipo de recurso é um investimento e evita até mesmo desentendimentos entre os condôminos. Isso porque, com a devida proteção, todos se organizam melhor e podem compreender as dinâmicas de convívio para o respeito mútuo. Assim, encare como a oportunidade de melhorar a sua gestão e levar maior qualidade de vida aos moradores e funcionários.
Para garantir a segurança de todos, não basta somente investir em tecnologia. Profissionais capacitados são o primeiro passo para revolucionar a gestão no condomínio. Assim, contrate um serviço de vigilância customizada, preparado para controlar movimentações suspeitas dia e noite! Além disso, garanta uma portaria sempre atenta e equipada pelos melhores colaboradores do mercado. Confira mais aqui e navegue por nossos conteúdos para administrar de forma cada vez mais eficiente o seu condomínio.