Um dos principais responsáveis por fazer com que um condomínio seja um organismo em bom funcionamento é o síndico. Para que isso aconteça é necessário conhecimentos de áreas como administração, legislação, finanças, gestão de pessoas, engenharia e manutenção predial, por isso, contar com um síndico profissional é tão importante hoje em dia.
Profissionalizar o papel do síndico é garantir que uma pessoa com experiência nessas funções seja a gestora do prédio, adotando estratégias, ações e profissionalismos para a gestão do condomínio.
Como ainda existem muitas dúvidas sobre o que é um síndico terceirizado e sobre suas atribuições, vamos esclarecer todos esses pontos ao longo desse conteúdo. Leia até o final e entenda os motivos pelos quais você precisa considerar contar com essa profissionalização agora mesmo.
O que é um síndico profissional?
Esse profissional é um gestor contratado pelo condomínio e responsável pela gestão condominial. Portanto, diferentemente de um síndico morador ou proprietário, que possui seu serviço, atividades, demandas e vida em geral, o síndico profissional é um colaborador do condomínio contratado exclusivamente para exercer a função de gestor.
O síndico profissional é um cargo relativamente novo. Durante algum tempo, prédios atribuem essa função exclusivamente para moradores ou proprietários. No entanto, com o entendimento sobre a importância da gestão e do papel do síndico para o funcionamento do condomínio foi sendo criada uma demanda por ações mais profissionais.
Dessa forma, contar com uma pessoa com capacidade técnica para executar ações de diversas áreas e para administrar corretamente um condomínio é fundamental para evitar problemas como gastos em excesso, ações judiciais e todos os outros eventos causados por uma gestão desqualificada.
Qual a diferença entre síndico morador e o síndico contratado?
As principais diferenças giram em torno da exclusividade e da capacidade técnica para realizar determinadas funções administrativas.
Com relação à exclusividade, sabemos que em muitos casos o dia a dia de um síndico morador é compartilhado entre vida profissional, vida pessoal e responsabilidades como síndico. Assim, não há como ter dedicação exclusiva.
No caso do síndico profissional, essa é a profissão dessa pessoa. Assim, além de exclusividade, também aproveita-se de toda experiência e capacitação para desenvolver atividades de forma mais produtiva e eficiente.
O que faz um síndico profissional?
Agora que o conceito de síndico profissional e as diferenças para um síndico morador estão claros, vamos apresentar quais são as 4 principais funções desse profissional no dia a dia de um condomínio. Confira:
- Convocar a assembleia dos condôminos: cabe ao síndico profissional seguir o que está determinado na convenção de condomínio e realizar todos os procedimentos necessários para que esses encontros aconteçam.
- Representar legalmente do condomínio: o síndico profissional assume o papel de representante do condomínio, podendo responder pelo mesmo em diversas situações.
- Administrar o condomínio: questões relacionadas às finanças, à administração do prédio e de pessoas, ao dia a dia e outros tipos de gerenciamento são funções do síndico profissional
- Prestar contas: seguindo o que está escrito nas regras do condomínio, é preciso que aconteça a prestação de contas, apresentando gastos, investimentos, receitas e perdas do condomínio.
Portanto, podemos dizer que o síndico profissional possui as mesmas obrigações do síndico morador. A diferença é somente no que diz respeito à obrigatoriedade dessa pessoa fazer parte do grupo de moradores do prédio.
Vantagens de contar com um síndico profissional
Já falamos muito sobre a possibilidade de contar com uma gestão profissional para o condomínio e, com certeza, essa é a principal vantagem quando olhamos para a atuação de um síndico externo.
Além disso, vale a pena destacar que essa é uma das melhores formas de garantir que o relacionamento entre síndico e moradores/condôminos seja estritamente profissional. Isso é fundamental para colocar as necessidades do condomínio à frente de questões envolvidas com relacionamento pessoal.
A utilização de tecnologia de ponta também pode ser considerada uma vantagem. Atualmente, existem ferramentas, metodologias, softwares e conhecimentos que podem ser aplicados no dia a dia para otimizar custos e ações em um condomínio.
Profissionais especializados em gestão condominial têm acesso a esse universo e, estão em constante aprendizado para aperfeiçoar seu trabalho.
Por fim, podemos enxergar esse profissional como um gestor para uma empresa. Da mesma forma como esse é o melhor caminho para otimizar a gestão e evitar erros em uma companhia é o método mais indicado para otimizar a administração predial.
Tem interesse em contratar esse serviço? Nós podemos te ajudar! Agora que você já sabe como funciona e as vantagens, conheça nossos serviços e entre em contato para começar agora mesmo a planejar essa melhoria para seu condomínio.