O que observar antes de contratar uma administradora de condomínios?

A empresa que realiza administração condominial é uma verdadeira parceira do síndico, já que opera como responsável pela gestão tornando os processos menos burocráticos. Quando a terceirização parece ser a melhor escolha para desafogar as demandas, surge a pergunta: o que devo saber antes de contratar uma administradora de condomínios?  

Antes de mais nada, é preciso definir o que faz uma administradora condominial. Esse tipo de empresa tem equipes dedicadas a tornar a vida do condomínio mais organizada, seja pela administração fiscal, o planejamento financeiro, o controle de acesso ou pela comunicação transparente com os condôminos.

Ao lado do síndico, esses profissionais administram a rotina do condomínio mediando conflitos. E devem sempre prestar contas de tudo, viu? Para melhor te orientar, listamos o que observar antes de contratar uma administradora de condomínios. 

Conhecer as demandas, antes de contratar uma administradora de condomínios

Existem diferenças entre cada administradora de condomínios em Belo Horizonte. Quando precisa comprar uma roupa on-line você faz uma pesquisa minuciosa de preço, modelo e qualidade antes de fechar negócio, não é mesmo? 

Da mesma forma, pesquise atentamente sobre os serviços que uma administradora oferece enquanto delimita as demandas do seu condomínio. Na SATSBH, fazemos gestão contábil, segurança para condomínios, controle de acesso, manutenções, entre outras atividades.

Portanto, avalie: precisa de síndico profissional com conhecimento técnico para suprir as demandas? Ou, então, de uma assessoria jurídica para que não surjam problemas fiscais? Lembre-se de fazer uma lista antes de se dedicar à pesquisa.

Reputação de mercado

Assim que definir as necessidades do seu condomínio, chegou a hora da busca. Sempre confiamos mais naquele serviço indicado por um amigo ou familiar, certo? Por isso, busque indicações de uma administradora condominial que seja de confiança e tenha muitos anos no mercado. É importante que ela seja reconhecida e tenha boa reputação! 

Uma forma de descobrir se a empresa tem valores alinhados aos seus é checar sites como o ReclameAqui, por exemplo. Veja também se a administradora condominial atende e soluciona as reclamações, pois isso diz muito sobre ela. 

Tecnologia 

A princípio, confira se a administradora atende perfis de condomínio parecidos com o seu. Em seguida, certifique-se de que ela utiliza ferramentas tecnológicas para otimizar a administração condominial de modo a garantir uma experiência completa.

Por exemplo, o controle de acesso é um tema complexo e de extrema relevância. Será que a empresa a ser contratada possui os devidos recursos para a total segurança dos moradores? Questione antes de fechar negócio.

Preparo e conhecimento técnico da administradora de condomínios

Contar com uma administradora condominial capacitada depende, entre vários outros fatores, dos profissionais que exercerão os serviços. Dessa maneira, garanta que a sua empresa parceira tenha a bagagem necessária para te acompanhar em qualquer situação.

O conhecimento jurídico sobre questões condominiais e a legislação, por exemplo, é imprescindível. Trata-se de um serviço muito específico e que demanda experiência. Além disso, o síndico deve ter as habilidades necessárias para evitar conflitos e, quando houver, lidar com eles. 

Tenha ao lado uma equipe que promova uma comunicação transparente não apenas com seus profissionais, mas também com os condôminos. Prestar contas de absolutamente tudo é outra coisa imprescindível, então permaneça atento desde o atendimento inicial até o momento de fechar o negócio para garantir que haja comprometimento. 

Valor competitivo 

O valor do serviço contratado precisa atender às expectativas do seu condomínio. No entanto, não se deixe enganar: preço muito baixo quase nunca é sinônimo de qualidade. Compare os valores e taxas cobrados por mais de uma administradora, mas não escolha apenas pelo menor custo.

Vale dizer que é importante desconfiar de valores extremamente baixos. Fique sempre atento às cláusulas contratuais e questione a empresa se for necessário. 

Conclusão 

Se chegou até aqui, você aprendeu que uma administradora de condomínios deve oferecer um canal de comunicação transparente com o síndico e os moradores. A prestação de contas é fundamental para que todas as despesas e receitas fechem e, é claro, garantir a confiança no serviço prestado de maneira contínua. 

Na SATSBH, você não erra na hora de contratar uma administradora de condomínios! Nossos profissionais são extremamente capacitados e treinados para atender o seu condomínio. Se algum deles não se adaptar, inclusive, fazemos a substituição para não prejudicar a sua gestão condominial. 

Está precisando de ajuda para lidar com todas as demandas burocráticas do dia a dia no seu condomínio? Então, entre em contato para conhecer as nossas soluções.

Veja também como a administradora de condomínios pode te ajudar nas assembleias. Tenha uma ótima leitura e até a próxima!