Obrigações do síndico: como a SATS Administradora pode te ajudar

Olhando para o dia a dia, existem algumas obrigações do síndico que são bem claras e fundamentais para que um condomínio funcione bem e para que problemas não aconteçam. O que pouca gente sabe é que contar com uma administradora, como a SATS, pode ser um diferencial para que atividades não se acumulem. 

Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar as formas como uma administradora pode contribuir para o trabalho do síndico em sua rotina, destacando os principais diferenciais de contar com esse auxílio. 

Quais são as obrigações do síndico?

Tradicionalmente, essa função é definida durante a construção da convenção de condomínio. Atualmente, existem modelos compartilhados de gestão, ou seja, parte de ações cabe ao síndico, seja ele morador ou profissional, e a outra parte cabe à administradora. 

Obrigações do síndico descritas em lei

Porém, de uma forma geral, existem 9 obrigações básicas de qualquer síndico, elas estão listadas no Artigo 1.348 do Código Civil Brasileiro. Portanto são aplicadas a todos os síndicos e dizem que é preciso:

  1. Realizar os procedimentos necessários para convocar e realizar assembleias de condomínio com a periodicidade estabelecida na convenção condominial.
  2. Representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns. 
  3. Trazer ao conhecimento de todos os moradores e condôminos a existência de ações e procedimentos envolvendo o interesse condomínio, independentemente do tipo de ação, judicial ou administrativa. 
  4. Ser o fiscalizador e agente máximo de cumprimento da convenção, dando condições para que normas e o regimento interno sejam sempre seguidos. 
  5. Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores. Esse ponto diz respeito à conservação de todo o complexo que faz parte do condomínio. 
  6. Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano. Essa função envolve tudo que é necessário para uma boa gestão financeira. 
  7. Cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas. Dessa forma, cabe ao síndico realizar comunicações sobre atrasos e acionar os responsáveis por ações de cobrança e execução de dívida com o condomínio. 
  8. Prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas. A prestação de contas é uma das principais atividades de qualquer síndico e serve para que seu trabalho seja transparente. 
  9. Realizar o seguro da edificação. A contratação desse serviço é fundamental para proteger contra danos causados por eventos como incêndio ou qualquer ação que cause destruição, total ou parcial. Portanto, é uma obrigação que garante e preserva o patrimônio de todos. 

Como uma administradora pode ajudar com as obrigações do síndico? 

Uma administradora de condomínio, como a SATS, é responsável por fazer com que a gestão e o dia a dia do condomínio aconteça de forma natural. 

Olhando para as obrigações descritas acima, podemos já adiantar que essa empresa atua para orientar e auxílio dos síndicos, portanto, o síndico tem acesso à consultorias de profissionais especializados em diversas áreas, tais como administração, direito e engenharia. 

No entanto, a ajuda de uma administradora vai além e pode ser fundamental para outras ações. Abaixo, vamos apresentar as 3 principais:

  1. Elaboração da folha de pagamento dos funcionários do prédio: esse é um dos pontos mais problemáticos de uma gestão de condomínio. O motivo é bem simples: existem uma série de encargos e contribuições que precisam ser abordadas na folha. A falta de pagamento e cumprimento deste processo corretamente gera problemas e multas para o condomínio. Portanto, uma administradora tem a responsabilidade de elaborar a folha de pagamento e contemplar todos os itens legais, evitando que esse trabalho dependa do síndico.
  2. Redução de custos: um dos principais objetivos de todo síndico é criar ações para reduzir a taxa condominial. Nesse ponto, uma administradora é de fundamental ajuda, visto que possui visão completa do processo e já possui experiência em encontrar falhas e pontos que podem ser otimizados visando esse objetivo.
  3. Cobrança e negociação com inadimplentes: o síndico, normalmente é uma pessoa que mora no prédio e possui relações interpessoais com vizinhos. Assim, na hora de realizar cobranças, ações podem ser confundidas e amizade pode impedir que o condomínio seja priorizado. Assim, a administradora assume esse papel e utiliza todos os mecanismos necessários.

Esses são apenas alguns pontos de ajuda para a realização das obrigações do síndico. Na prática, contar com uma administradora permite que o prédio tenha ajuda profissional e fique mais longe de erros que, normalmente, causam prejuízos e prejudicam a relação entre os condôminos.

Acesse a nossa página de serviços e entenda como a SATS pode te ajudar a realizar as obrigações enquanto síndico de uma forma simples e prática.