Por que todo condomínio precisa de uma administradora?

Considerando todo o contexto atual, podemos afirmar que todo condomínio precisa de uma administradora. Mesmo que seja para suprir com alguns processos básicos a princípio, como envio de boleto de pagamento, é impossível pensar numa rotina de um condomínio, independentemente do tamanho, sem o auxílio de uma empresa que fornece esse serviço. 

No entanto, alguns síndicos, condôminos e moradores ainda não entendem a importância e a real necessidade de contar com esse serviço. Por isso, nesse conteúdo vamos explicar os motivos e os detalhes que tornam fundamental a presença de uma administradora de condomínio no dia a dia dessa sociedade. Leia até o final e entenda tudo. 

Como administrar um condomínio sem administradora?

Para ficar melhor a compreensão da importância e os motivos pelos quais um condomínio precisa de uma administradora, vamos começar explicando como é possível realizar alguns processos diários sem a ajuda desse fornecedor. 

Condomínio que não contam com uma administradora, tradicionalmente, precisam de um trabalho intensivo por parte do síndico e também do conselho. Isso acontece devido ao fato de que toda a gestão fica por conta dessas pessoas.

Estamos falando de questões que passam pela gestão financeira, entrando em pagamento de taxas, impostos, contas e recebimento de taxas condominiais, cobrança de juros e relação com inadimplentes, até mesmo questões relacionadas às demandas diárias, como manutenção predial e até gestão dos funcionários. 

Na prática, administrar um condomínio sem uma administradora se transforma em uma tarefa completamente manual e dependente do síndico. Isso pode sobrecarregar essa pessoa e causar problemas de todos os tipos. 

Por que meu condomínio precisa de uma administradora? 

Com base no contexto do que apresentamos, de forma simples, a rotina de um condomínio, fica fácil chegar ao grande x da questão. Além disso, vale a pena destacar que muitos processos mudaram e estão mudando, de forma a otimizar o tempo de todas as pessoas envolvidas no dia a dia, assim, é preciso contar com uma empresa dessa justamente para ser possível aproveitar essas tecnologias. 

Quer ver um exemplo? Imagina, hoje em dia, realizar o pagamento da sua taxa condominial via pagamento direto, em dinheiro vivo, para o síndico, todos os meses. Essa pode até ser a sua realidade hoje, mas pensar em um método de pagamento via boleto ou até mesmo PIX todos os meses é muito mais fácil, rápido e até seguro, não é mesmo?

Facilitar o dia a dia dos condôminos, moradores, síndicos e até mesmo profissionais que trabalham é o principal motivo quando pensando no porquê sua empresa precisa de uma administradora de condomínio. 

Para o síndico, essa empresa se transforma na principal aliada para fazer com que todas as obrigações sindicais estejam em dia. Isso vale desde o auxílio com informações sobre parte jurídica, cobranças, direitos e deveres, até mesmo a ação, com envio de boletos, aplicação de juros e atuação no condomínio. 

Para os condôminos, a administradora é um importante fornecedor para garantir questões como seguranças, limpeza, economia e até mesmo valorização do investimento feito no condomínio. 

Quando o condomínio precisa de uma administradora?

O melhor quadro possível é começar a contar com essa empresa desde o momento da entrega do condomínio aos moradores, condôminos e proprietários das unidades. Dessa forma, além de ajudar em questões burocráticas, como criação de CNPJ, contratação de profissionais e manutenção, a administradora também é importante para os ritos iniciais. 

Nesse momento, estamos falando sobre a definição de uma convenção condominial e do regimento interno, com regras bem estabelecidas e processos que funcionem para que a convivência aconteça de forma ordeira e sempre funcional. 

Por fim, vale lembrar que o processo para contratar uma administradora de condomínios é relativamente simples e rápido. Além disso, é possível encontrar empresas que oferecem diversos tipos de serviços, ajudando de forma parcial ou completa na gestão desse prédio. 

Por isso, vale a pena, primeiramente, entender o atual momento do condomínio, entendendo os principais problemas enfrentados pela gestão atual e colocando aqueles tópicos mais urgentes como prioritários na hora de escolher uma administradora. 

Com todas as informações fica claro que todo condomínio precisa de uma administradora para o seu dia a dia. Agora, o próximo passo é achar uma empresa que realmente vá contribuir de forma profissional com essa rotina, nesse ponto, a SATS se garante, afinal, são anos de experiência e clientes de todos os tamanhos satisfeitos. Clique e conheça agora mesmo.