Portaria de condomínio: o que você precisa saber

Segurança em primeiro lugar. Esse é um dos principais critérios utilizados por muitas pessoas na hora de procurar um lugar para morar. Por isso, em prédios, a portaria de condomínio é algo cada vez mais fundamental e indispensável. 

Vivemos uma era de muitas inovações e tecnologias. Hoje em dia, alguns dispositivos e aplicativos criaram ferramentas que auxiliam em várias atividades do dia a dia. A portaria de condomínio também entra nessa lista, com aplicativos, acesso ao sistema de imagens de segurança e até controle de entrada e saída. 

Nesse conteúdo, vamos apresentar algumas informações essenciais com tudo que você precisa saber sobre a importância da portaria de condomínio. Confira:

Importância da portaria de condomínio

De uma forma bem simples, podemos dizer que contar cum um serviço de portaria de condomínio é essencial para toda a segurança desse ecossistema. Além da segurança, podemos destacar que funciona como um apoio que proporciona maior comodidade para as tarefas do dia a dia e eficiência no cumprimento às regras, garantindo um bom convívio entre todos que fazem parte do dia, sejam moradores, visitantes ou fornecedores. 

A atual configuração das cidades, sobretudo as capitais, indica que a insegurança é grande, principalmente ao chegar e sair de casa, sobretudo no período da noite ou mesmo contra golpes e fraudes, que contam inclusive com sistemas complexos, como a utilização de empresas de prestação de serviços para esse fim. 

Com a portaria de condomínio é possível ter maior segurança ao chegar e sair, principalmente com as crianças, ainda é possível contar com maior apoio noturno para chegar em casa sem surpresas e ainda certa  tranquilidade no controle de acesso e recebimento de entregas, principalmente no caso de pessoas que passam boa parte do dia fora de casa. 

Funções da portaria de condomínio

Veja uma lista com 6 funções atribuídas aos responsáveis pela portaria de condomínio: 

  1. Controlar a entrada e saída de pessoas, incluindo moradores (garantindo que entrem em segurança), visitantes e prestadores de serviço. 
  2. Receber correspondências e entregas, acionando os moradores e guardando em caso de ausência. 
  3. Controlar o acesso a garagem e o respeito ao regimento interno do condomínio. 
  4. Monitorar os espaços para que estejam sempre em bom estado de uso, evitando excessos e riscos ao condomínio. 
  5. Garantir a ordem no condomínio, prezando por uma boa convivência. 
  6. Notificar irregularidades, informando ao síndico possíveis pontos de atenção, principalmente em relação à segurança. 

Tipos de portaria de condomínio

Como falamos no começo do conteúdo, hoje em dia existem tecnologias que podem ser utilizadas. Se antigamente existia apenas a portaria com porteiros atuando, hoje já existe a tecnologia. Por isso, podemos classificar em dois tipos: 

Portaria de condomínio feita por pessoas no local

A portaria do condomínio realizada por profissionais no local, um porteiro, é o método mais tradicional. Esse profissional é responsável por todo o processo, como controle de entrada e saída de pessoas, sejam moradores, visitantes ou fornecedores de algum serviço, recebimento de entregas e 

Portaria remota

Por conta da tecnologia existente é possível encontrarmos alguns condomínios que contam com portaria remota. Nesses casos, o processo é realizado com a ajuda de sistemas e dispositivos tecnológicos como câmeras, displays e ainda uma equipe de controle estabelecida em outra localidade, que normalmente atende mais de um condomínio.  

Como aumentar a segurança na portaria de condomínio

Por fim, vamos apresentar 3 dicas simples para aumentar a segurança na portaria do condomínio. Veja quais são:

Tenha uma portaria 24 horas: para garantir maior segurança é necessário controlar a entrada e saída de funcionários, condôminos e visitantes o tempo todo. Isso se torna possível com a ajuda tecnológica de uma portaria 24 horas, além de porteiros especializados e bem treinados. 

Invista em equipamento de segurança: não é apenas uma portaria que vai garantir total segurança ao condomínio fechado. Outras medidas, como o controle de acesso biométrico em cada prédio, agem preventivamente na gestão de riscos. Sem o apoio de recursos tecnológicos, porteiros e outros funcionários têm seu trabalho dificultado.

Tenha uma equipe profissional: De nada adianta investir em tecnologia de ponta se não há pessoas capacitadas para utilizá-la. Assim, contrate profissionais especializados e forneça treinamentos constantemente, com situações do dia a dia.

Essas são apenas algumas dicas, já fizemos um conteúdo mostrando as 6 estratégias para aumentar a segurança em condomínios fechados, vale a pena a leitura.

Aqui na Sats você conta com toda a ajuda para a administração do seu condomínio, inclusive para garantir a segurança na portaria do condomínio. Por isso, entre em contato agora mesmo e conte com toda nossa sua experiência para facilitar seu dia a dia enquanto síndico e aumentar a segurança.