No dia a dia de um prédio, algumas empresas e profissionais ajudam em toda a rotina. Neste contexto, a diferença entre Conservadora e Administradora de Condomínio muitas vezes fica confusa, seja para síndicos na hora da contratação ou mesmo para condôminos nas rotinas diárias.
Muito mais que realizar o trabalho de conservação e de administração dos condomínios, essas empresas possuem algumas características próprias. Por isso, ao longo deste conteúdo vamos explicar todos esses detalhes.
O que é uma Conservadora de Condomínio?
Uma conservadora de condomínio é uma empresa especializada em serviços de conservação, limpeza, manutenção e zeladoria para condomínios residenciais, comerciais ou industriais.
O principal objetivo de uma conservadora é garantir a preservação do patrimônio condominial, proporcionando um ambiente limpo, seguro e bem cuidado para os moradores ou usuários.
Serviços prestados por uma Conservadora de condomínio:
- Limpeza: limpeza de áreas comuns, como corredores, halls, escadas, elevadores, salões de festas, piscinas e áreas de lazer.
- Vigilância: serviços de portaria, controle de acesso e vigilância para garantir a segurança do condomínio.
- Manutenção: é comum o serviço de zeladoria, realizando pequenos reparos e manter a ordem nas áreas comuns ou mesmo em calçadas e estacionamentos
- Manutenção predial: manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, sistemas elétricos, hidráulicos e estruturais. Além disso, o acompanhamento de serviços terceirizados, como de empresas de manutenção de elevadores, por exemplo.
- Jardinagem: cuidado e manutenção de jardins, gramados e áreas verdes do condomínio.
- Gestão de resíduos: coleta e destinação adequada de resíduos sólidos do condomínio.
Por que contratar uma Conservadora de condomínio?
Contratar uma conservadora atualmente é a melhor solução para terceirizar algumas das atividades rotineiras que devem ser feitas e que normalmente não são realizadas pelos condôminos.
A escolha de uma conservadora deve ser feita com base em critérios como experiência no mercado, referências, qualidade dos serviços prestados e compatibilidade com as necessidades específicas do condomínio.
O que é uma Administradora de Condomínio?
Uma administradora de condomínio é uma empresa especializada em prestar serviços de assessoria e gestão administrativa para condomínios.
O principal objetivo de uma administradora é auxiliar o síndico e os condôminos na administração eficiente do condomínio, cuidando de tarefas burocráticas, financeiras, contábeis e operacionais.
Veja quais são as funções de uma administradora de condomínio:
- Gestão financeira: isso engloba a emissão e cobrança de boletos de condomínio, bem como o controle de contas a pagar e a receber e ainda a elaboração de relatórios financeiros.
- Contabilidade: aqui, estamos falando da prestação de contas e elaboração de balancetes. Além disso, há o importante trabalho de acompanhamento e pagamento de impostos e taxas.
- Assessoria jurídica: envolve toda a orientação em questões legais relacionadas ao condomínio, passando pelo acompanhamento de processos judiciais, quando necessário e ainda consultoria sobre melhores práticas para evitar problemas.
- Gestão de Recursos Humanos: diz respeito à contratação e administração de funcionários, inclusive a gestão da folha de pagamento e encargos sociais.
- Assembleias e reuniões: uma administradora de condomínio ajuda na organização e documentação de assembleias condominiais, elaborando as atas e registros.
- Coordenação de serviços: essa empresa pode coordenar toda a prestação de serviços do condomínio, inclusive serviços de manutenção e também de controle de acesso, como o time de segurança e vigilância.
- Compras e contratações: essa empresa é essencial no processo de negociação e contratação de fornecedores para diversos processos do condomínio.
Qual a diferença entre Conservadora e Administradora de Condomínio?
Como vimos ao definir o conceito desses dois tipos de empresa, a diferença entre uma conservadora e uma administradora de condomínio está relacionada às funções e serviços que cada uma oferece.
Uma administradora de condomínio é especializada em fornecer assessoria e gestão administrativa para condomínios. Por outro lado, uma conservadora de condomínio é focada em serviços de conservação, limpeza, manutenção e zeladoria das áreas comuns e infraestrutura do condomínio.
Resumindo, a diferença entre Conservadora e Administradora de Condomínio é que uma lida mais com aspectos administrativos e burocráticos do condomínio e a outra foca na operação e conservação física do espaço.
Inclusive, uma administradora de condomínio pode também oferecer o serviço de conservação, ajudando na gestão desses processos e em todos os processos que contemplam as obrigações do síndico.
Aqui na SATS por exemplo, nossos síndicos não precisam se preocupar com a diferença entre Conservadora e Administradora de Condomínio, afinal, oferecemos um serviço completo, com tudo que o seu prédio precisa no dia a dia. Conheça a SATS agora mesmo e não tenha mais problemas.