Qual o período certo para realizar a manutenção predial?

Realizar manutenções em condomínios é um importante processo para reduzir a necessidade de custos maiores e obras mais longas. Porém, o momento certo para realizar a manutenção predial é incerto, afinal, sabemos que não há uma fórmula mágica para isso. 

No entanto, se analisarmos o dia a dia de condomínios, é possível identificar alguns padrões e sinais a respeito da necessidade dessa manutenção. Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar detalhes para que você, enquanto síndico, também observe. 

Veja o que você encontra nesse conteúdo:

  • Melhor momento para realizar a manutenção predial. 
  • Tipos de manutenção predial. 
  • Vantagens dessa manutenção para o condomínio.
  • Importância da gestão para esse processo.  

Quando realizar a manutenção predial?

Como padrão, podemos dizer que a manutenção predial precisa ser realizada de forma constante e periódica. Existem diferentes tipos de manutenções e diferentes serviços prestados, assim, cada uma possui um tempo ideal. 

Existem serviços que demandam análise diária sobre a manutenção, outros podem ser feitos de forma anual ou mesmo em caso de problema técnico. A questão é a necessidade de uma gestão de toda a estrutura do prédio e a definição de constância dessa averiguação. 

Além disso, vale destacar que, alguns equipamentos e estruturas, devem contar com manutenções de acordo com a lei. É o caso de extintores de incêndio que precisam ser trocados de acordo com normas municipais de segurança. 

Ademais, ainda podemos destacar que algumas manutenções acontecem de forma sazonal. Um bom exemplo é o jardim que, dependendo da época do ano, necessita de mais atenção e cuidados. 

A seguir, vamos apresentar os diferentes tipos de manutenção predial para que você entenda como criar um processo de análise e gestão dessas manutenções. 

Tipos de manutenção predial 

O primeiro esclarecimento é sobre o tipo de manutenção predial. Diferentemente do que muita gente acredita, existem vários tipos de manutenções e, cada um, é indicado para determinado momento. Veja os tipos e as diferenças:

  • Manutenção predial preventiva: são as ações que acontecem de forma periódica, com o objetivo de preservar e prolongar a vida útil de equipamentos e serviços. Um bom exemplo é a manutenção preventiva periódica em elevadores, que acontece em um determinado período e mesmo que não tenha nenhum sinal de dano. 
  • Manutenção predial corretiva: essas são as ações que acontecem para reparar infiltrações, rachaduras, vazamentos e problemas técnicos em equipamentos ou sistemas. Geralmente, acontecem mediante ao surgimento de tal problema e são consideradas emergenciais. 
  • Manutenção predial preditiva: por fim, a manutenção predial preditiva acontece quando há necessidade de melhoria, troca ou mesmo atualização de algum componente, independentemente do tempo sugerido para a vistoria periódica. 

Vantagens da manutenção predial 

A manutenção é uma das principais ações responsável pela conservação do patrimônio do condomínio e consequentemente do patrimônio individual de cada morador e condômino. 

Isso quer dizer que contar com um processo bem estabelecido para análise da estrutura é importante, inclusive, para redução de custos em condomínio, visto que é o melhor caminho para evitar obras que não estão previstas no orçamento anual do prédio. 

Portanto, o síndico precisa criar uma rotina de vistoria e análise de toda a estrutura do prédio, bem como a definição de um fundo de emergência para realização dessas manutenções, independentemente do tipo. 

Importância da gestão do condomínio

A boa notícia é que atualmente é possível contar com ajuda para realização dessa gestão. A terceirização de serviços em condomínios é uma forma de contar com esse olhar constantemente no prédio e garantir que todas as manutenções aconteçam de forma profissional e eficiente. 

Além da visão de um administrador profissional, focado em olhar para toda a estrutura do prédio, com essa terceirização é possível contar automaticamente com o serviço necessário para manutenção. 

Assim, evita-se a necessidade de contratar uma nova empresa para execução de obras, reformas e reparos estruturais. Com a manutenção predial realizada por uma empresa terceirizada, tudo isso fica por conta dessa empresa, portanto, síndico e moradores só veem a parte final, ou seja, a preservação do prédio sem o peso no preço do condomínio. 

Gostou desta solução para realizar a manutenção predial em seu condomínio? Entre em contato agora mesmo com a SATS e garanta a melhor solução em terceirização de serviços para seu prédio.