Tendências para condomínios em 2025: tecnologia, sustentabilidade e gestão eficiente

O surgimento de novas tecnologias impacta diariamente nossas vidas, seja no trabalho ou no tempo dedicado ao lazer. E, é claro, não seria diferente no universo residencial! As tendências para condomínios em 2025 vieram com tudo e devem ser levadas em conta caso você não deseje ficar para trás.

Pensando em te atualizar sobre as principais tecnologias e valores importantes para a rotina dos condôminos, elaboramos um conteúdo completo. Acompanhe a leitura para ter ideias de como otimizar a administração do seu edifício, através das tendências para condomínios em 2025 

Sustentabilidade em foco 

Tendência que cresce nas empresas e na sociedade de forma geral, o ESG é uma junção entre os princípios Ambiental, Social e Governança. Trata-se da criação de ambientes mais sustentáveis e que valorizam boas práticas ambientais e de transparência.

Reduzir o impacto ambiental e aumentar a conscientização social são premissas desse conceito. Desse modo, o seu condomínio pode se beneficiar com a instalação de painéis solares nas áreas comuns para redução da conta de energia, além de sistemas de reaproveitamento de água e coleta seletiva.

Você sabia que o ESG também reforça a importância do senso de comunidade? Justamente por isso, é interessante promover palestras e atividades de conscientização coletiva para os moradores. 

Controle de acesso 

Com a crescente onda de violência nas grandes cidades, preocupar-se com a segurança nunca é demais. Por isso, a utilização de tecnologias no controle de acesso vem com força para garantir ainda mais conforto aos moradores. 

Fechaduras automatizadas, biometria, dispositivos controlados por voz e reconhecimento facial são recursos interessantes. Além de conferir um visual profissional ao condomínio, os dispositivos são verdadeiros aliados para a segurança e conferem praticidade à rotina dos moradores, que não ficarão 100% dependentes do molho de chaves. 

Tecnologia na palma da mão 

Sabia que você também pode ir além de manter um grupo no WhatsApp para enviar avisos aos condôminos? Os aplicativos para condomínios são uma das apostas para 2025, pois centralizam as informações importantes em um só lugar, tornando-as menos burocráticas. Algumas dessas ferramentas digitais permitem criar um canal de comunicação entre os condôminos, liberar visitantes na portaria e até mesmo enviar o pagamento de taxas condominiais. 

Alguns apps permitem, inclusive, o agendamento de áreas comuns do condomínio e o planejamento de eventos. Também existem funcionalidades de publicação de avisos e notificações para que todos fiquem por dentro dos informes coletivos. Bacana, não é mesmo?

Compras ‘sem sair’ de casa 

Quem não gostaria de ter diversos produtos à disposição para recorrer em momentos de emergência? Comprar sem sair de casa já é uma realidade nos condomínios onde há minimercados 24 horas. E o melhor de tudo? Sem a necessidade de um atendente. 

Nesses pequenos espaços comerciais, é possível adquirir um lanche rápido ou itens de necessidade básica com praticidade e rapidez. Normalmente, o modelo utilizado é o de autoatendimento, então os moradores utilizam aplicativos ou totens para escanear os produtos e pagar. 

O controle de acesso pode ser feito através de câmeras de segurança e, em alguns casos, por meio de biometria.

Espaços coworking 

Trabalhar em home office se popularizou com a pandemia de covid-19, mas segue uma prática comum e cada vez mais crescente em 2025. Dessa maneira, oferecer uma estrutura onde os moradores possam trabalhar remotamente.

O coworking em condomínios é um espaço compartilhado dentro de edifícios, sejam comerciais ou residenciais, com mesas, cadeiras e internet disponível. Por meio do acesso a esse ambiente, os condôminos podem separar a vida pessoal da profissional e focar no que realmente importa. Uma das consequências é a convivência com outros moradores, o que aumenta o senso de comunidade. Interessante, né?

Administração terceirizada 

Além do apelo ao meio ambiente e à tecnologia na administração condominial, uma gestão eficiente deve ser preocupação de todo síndico. 

Nem sempre será possível lidar com a quantidade expressiva de demandas e procedimentos burocráticos, que muitas vezes demandam expertise jurídica. Dessa forma, uma tendência para condomínios em 2025 é contratar uma administradora para terceirizar os serviços de gestão do condomínio. 

Além de uma significativa redução de custos, a terceirização resulta na eliminação de riscos com a reposição de funcionários em caso de faltas, férias, licenças e possíveis processos trabalhistas, ou seja, a terceirização de mão de obra oferece total segurança e tranquilidade!

Alguns dos benefícios são a eliminação dos custos e riscos trabalhistas, o aumento da produtividade, a possibilidade de ter um planejamento personalizado e a disponibilidade de serviços especializados para o seu condomínio.

Todo síndico precisa acompanhar as novidades no ramo e se antecipar para não ficar por fora. Lembre-se: um profissional atento consegue reduzir custos e proporcionar uma convivência mais saudável entre todos os condôminos. 

Agora, você já conhece as principais tendências para condomínios em 2025. Ainda tem dúvidas sobre a duração de uma dívida condominial? Acesse aqui para mais informações e até o próximo conteúdo!