Veja como fazer uma boa gestão de funcionários do condomínio

Fazer a gestão de funcionários do condomínio é um dos principais desafios dos síndicos, que normalmente são as pessoas responsáveis por esse gerenciamento. No entanto, apesar da alta complexidade, é algo que não dá pra deixar de fazer, afinal, esse processo é essencial para possibilitar o bom funcionamento dessa estrutura e para evitar problemas. 

E quando falamos em evitar problemas, estamos falando sobre fazer a gestão para impedir que processos trabalhistas que resultam em multas e complicações para a gestão financeira do condomínio. 

Importância da gestão de funcionários do condomínio

Já que falamos sobre a importância desse processo no dia a dia de um condomínio, vale a pena passarmos, rapidamente, pelos motivos que tornam essa gestão fundamental para uma boa administração condominial. 

Além do que comentamos acima, vale destacar que essa gestão é fundamental para fazer com que nada esteja fora do padrão exigido por lei. Questões como a situação contratual, escala de trabalho, férias, banco de horas e pagamentos em geral são sempre sensíveis na relação entre empregado e empregador e devem ser acompanhadas de perto pelo gestor. 

A gestão de funcionários do condomínio deve ser realizada de perto, afinal, esses profissionais são responsáveis por atividades como segurança, limpeza e conservação da estrutura, que são essenciais para a boa convivência e para o bom funcionamento desse ambiente. 

3 dicas para fazer uma boa gestão de funcionários do condomínio

Antes de você ler as dicas, é preciso lembrar que o principal responsável pela gestão de funcionários do condomínio é o síndico. Dessa forma, todos os processos, rotinas e compromissos com esses profissionais devem ser realizados, a princípio, por essa pessoa.

As dicas abaixo são fundamentais para que esse processo aconteça de forma mais otimizada e eficiente possível. Veja quais são e comece agora mesmo a colocar em prática:

1. Defina, com clareza, a atuação de cada profissional

Uma boa gestão de funcionários começa pela definição das obrigações de cada profissional no dia a dia do condomínio. O profissional contratado para atuar na portaria do condomínio, por exemplo, deve exercer a função definida no seu contrato, assim, funções como realizar manutenção ou cuidar do jardim não fazem parte desse escopo. 

Além de deixar essas informações claras desde o momento da contratação, o síndico deve ter atenção para que terceiros, como moradoras, não tirem esses profissionais desses postos, causando ruídos e eventuais problemas trabalhistas por desvio de função. 

2. Estabeleça uma boa comunicação

Estabelecer uma boa comunicação é peça fundamental para uma boa gestão de funcionários do condomínio. Esse detalhe permite que a relação entre gestão e profissionais aconteça de forma harmoniosa e respeitosa. 

Estimular o diálogo, marcar reuniões com frequência e adotar uma rotina de feedbacks é um ótimo passo, adotado inclusive por empresas que precisam lidar com seus colaboradores. 

3. Esteja em dia com as obrigações trabalhistas

A terceira dica é bem simples, mas é sempre preciso lembrar, visto que pode ser uma das mais complicadas para síndicos. Estar em dia com as obrigações trabalhistas é essencial para evitar multas e ações trabalhistas, que sempre geram prejuízos financeiros para o condomínio. 

O gestor precisa entender sobre as leis trabalhistas, tributos e impostos, buscando ajuda sempre que necessário.  

Gestão de funcionários do condomínio terceirizada: vale a pena?

Como você viu, realizar uma boa gestão de funcionários do condomínio é algo que demanda conhecimentos e experiência em áreas como direitos trabalhistas, comunicação, gestão de pessoas e muito mais. 

Olhando para a realidade de boa parte dos condomínios atualmente, é difícil pensar que o síndico conseguirá reunir todas as capacidades. Assim, contar com uma empresa terceirizada para realizar a gestão dos profissionais que atuam no condomínio é um ótimo passo. 

Além de contar com profissionais especializados nessa gestão, essas empresas ainda contam com uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos em todas as áreas que citamos acima. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de deixar o síndico focado nos assuntos mais importantes do condomínio, como a própria gestão condominial, possibilitando que o dia a dia seja ainda mais agradável para todos. 

Aqui na SATS, por exemplo, você encontra toda a ajuda necessária para realizar uma boa gestão de funcionários do condomínio. Com especialização em administração condominial, temos uma equipe múltipla, pronta para evitar problemas para o síndico e otimizar o seu dia a dia.