A rotina de um condomínio, independente do seu tamanho, é complexa. São várias atividades necessárias para fazer com que essa estrutura funcione da melhor forma, evitando riscos, acidentes e prejuízos. Nesse contexto temos a participação ativa de um Zelador de Condomínio.
Esse profissional é fundamental para diversos fatores em um condomínio, incluindo conservação, manutenção e até mesmo segurança. Neste conteúdo você encontra as principais informações sobre o papel do Zelador de Condomínio, leia até o final e entenda.
Qual a função de um Zelador de Condomínio?
Como falamos o Zelador de Condomínio de um condomínio é fundamental para o funcionamento desse ambiente, sobretudo em casos de condomínios grandes, com muitas áreas e demandas.
Dessa forma, não existe uma única atribuição que cabe ao Zelador de Condomínio, a responsabilidade desse profissional varia de acordo com a rotina de cada prédio. No entanto, existem algumas funções básicas, atividades que, normalmente, estão dentro da rotina desse trabalhador.
Abaixo, você confere as 8 principais funções de um Zelador de Condomínio:
1. Limpeza e conservação
Normalmente, o zelador possui um papel importante no que diz respeito à limpeza e conservação das áreas comuns, como corredores, escadas, halls, elevadores, garagens, salões de festas e áreas de lazer de um condomínio.
Mesmo com a presença de profissionais responsáveis pela limpeza, por exemplo, o zelador do condomínio é importante para orientar os processos e para garantir que tudo seja feito.
2. Manutenção predial
Quando pensamos em um zelador de condomínio, a primeira tarefa que passa pela cabeça é a manutenção dos ambientes. Normalmente, esse profissional é responsável por verificar e realizar pequenos reparos nas instalações do condomínio, como troca de lâmpadas, reparos em torneiras e válvulas, consertos elétricos e hidráulicos simples, entre outros.
Quando olhamos para manutenções maiores, normalmente, o zelador é responsável por gerenciar o andamento e garantir que as normas do condomínio sejam seguidas.
3. Controle de acesso
Quando pensamos em controle de acesso, a portaria do condomínio é sempre o primeiro pensamento. No entanto, existem mais profissionais que podem contribuir com a segurança, e nesse ponto entra o zelador.
O zelador pode ser o responsável por auxiliar equipes de porteiros, principalmente quando pensamos em trabalhadores externos e prestadores de serviço. Vale destacar que esse caso é percebido no controle ao acesso de áreas de manutenção.
4. Comunicação com prestadores de serviços
Já que falamos sobre os prestadores de serviço, vale destacar que a comunicação e a orientação a esses trabalhadores é uma das principais funções de um zelador de condomínio.
No dia a dia, o zelador atua como intermediário entre o condomínio e empresas terceirizadas contratadas para realizar serviços como manutenção, limpeza e jardinagem.
5. Cuidado com áreas comuns
A responsabilidade pela organização e cuidados diversos de áreas comuns, normalmente, é atribuída ao zelador do condomínio. Isso vale para atividades como corte de grama e cuidados no jardim, reparos em áreas comuns e até mesmo pintura de quadra, reparos em equipamentos na piscina, entre outros.
6. Suporte ao síndico
O zelador do condomínio é um grande aliado do síndico. Esse papel é importante para que o gestor do prédio entenda sobre necessidades, acidentes, riscos e anormalidades que podem impactar o dia a dia desse ambiente.
A rotina do síndico envolve lidar com processos de pessoas, solicitações, conflitos, contas e muita rotina do condomínio. O zelador funciona como um grande facilitador, garantindo que nada complique essa estrutura.
7. Suporte aos moradores
Além de auxiliar o síndico, o zelador pode ser a primeira pessoa a quem os moradores recorrem em caso de problemas ou emergências, fornecendo informações e auxiliando na resolução de questões do dia a dia.
Em casos de vazamentos, rachaduras e outras anormalidades, moradores podem recorrer ao zelador para obter informações e direcionamento sobre a melhor forma de resolver essa questão.
8. Prevenção de acidentes no condomínio
O zelador deve tomar medidas para prevenir acidentes nas áreas comuns, como a manutenção de corrimãos, tapetes antiderrapantes, entre outros. Além disso, esse profissional também pode atuar para garantir que rotinas de prevenção de acidentes estejam em dia, como por exemplo a fiscalização de extintores.
O que diz a lei sobre a profissão de Zelador de Condomínio?
Agora que você já conhece as principais funções do zelador, vale a pena entender o que diz a lei sobre essa profissão. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a partir do seu Código de Ocupações, a profissão de “Zelador de Edifício” está regida pelo Código CBO: 5-51.20.
Esse código diz que: Exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros, promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes.
Por fim, vale lembrar que quando há a atuação de uma empresa de Administração de Condomínio, o papel do zelador de condomínio é sempre realizado de forma profissional e com qualidade. Portanto, vale a pena conhecer a SATS e entender como resolver esse problema em seu prédio.